Sisu

Sisu 2020: inscrição, nota de corte, Datas e resultado

A inscrição SISU 2020 é realizada em parceria com o Enem, os alunos que participam do programa tem objetivo entrar numa universidade publica ou privada de sua preferencia através do programa ficando acima da nota de corte, acompanhe as informações sobre SISU 2020 inscrições e fique por dentro das principais noticias.

sisu 2020 600x349 - Sisu 2020: inscrição, nota de corte, Datas e resultado
SISU 2020

Como Funciona o SISU 2020

O SISU, Sistema de Seleção Unificada é um programa criado administrado pelo MEC, que tem por objetivo tornar mais fácil o ingresso de alunos que terminaram o ensino médio por intermédio do Exame Nacional do Ensino Médio.

Os estudantes concorrem entre si pela nota de corte que seleciona alunos que obtiverem as maiores notas de acordo com o curso escolhido por cada candidato.

Então vamos explicar melhor como funciona o SISU 2020, já sabemos que os alunos por intermédio do exame do Enem os alunos participam do processo seletivo concorrendo entre si por uma vaga em instituições publicas ou privada conforme a preferencia de cada aluno.

O programa funcionam da seguinte forma de dia o site fica com inscrições liberadas aos alunos fazerem o cadastro, ja no período da noite, ja não é liberado informações em que o sistema fica fazendo o calculo de notas ranqueando os alunos que obtiveram s melhores notas podendo ficar com as vagas disponíveis no curso escolhido como SISU UFPel 2020.

notepad - Sisu 2020: inscrição, nota de corte, Datas e resultado

Ja no outro dia o site reabre informações para os estudantes poderem conferir sua classificação, tendo a oportunidade o aluno fazer a mudança de curso menos concorrido onde poderia ser aprovado com uma nota mais baixa.

Esse processo se repete durante alguns dias até o fechamento final, depois disso o sistema divulgará o gabarito e depois o resultado com a lista definitiva de classificação.

Quem pode se inscrever no SISU 2020?

Todos alunos que participaram do Enem do ano anterior e não ficaram zerados em redação podem se inscrever no SISU.

Será necessário tirar nota minima em determinados cursos em alguns casos é exigido também nota minima em algumas disciplinas no exame do Enem, depois ser liberado a inscrição do SISU 2020.

No caso do estudante tirar uma nota baixa que não seja significativa, ele concorrer no curso desejado, o Sistema de Seleção Unificada poderá exibir uma nota explicando porque ele não pode continuar a concorrer com a vaga do curso.

quem pode participar sisu 600x375 - Sisu 2020: inscrição, nota de corte, Datas e resultado

Pois cada vez mais a quantidade de alunos inscritos aumenta com o desejo de ser aprovado em uma boa faculdade, então se empenho nos estudos em alcançar seu objetivo.

Inscrições SISU 2020

O aluno depois de fazer a prova do ENEM poderá fazer a inscrição SISU 2020 que será feita de forma online pelo site oficial do sistema, abaixo descrevemos a passo a passo.

  • Primeiro, acesse a página oficial do SISU, ou clique aqui;
  • Segundo, clique em “inscreva-se” no canto superior direito, no botão laranja;
  • Terceiro, entre com sua inscrição e senha do ENEM do ano anterior;
    Quarto, confirme os seus dados de contato;
  • Quinto, clique em “fazer inscrição”, no item “primeira opção de curso”;
  • Sexto, encontra o curso que você deseja cursar e inscrever-se;
  • Sétimo, inscreva-se da mesma forma a segunda opção de curso.

inscrições sisu 600x380 - Sisu 2020: inscrição, nota de corte, Datas e resultado

Importante que o aluno escolha a instituição de ensino no sistema que pretende estudar, cada universidade contem determinadas opções de cursos que podem ser diferentes das demais.

como fazer inscricao no sisu 600x315 - Sisu 2020: inscrição, nota de corte, Datas e resultado

Cada candidato pode escolher 2 opções de cursos a primeira é a principal e a segunda opção é secundaria, no caso do aluno não for aprovado na primeira opção concorrerá automaticamente na segunda.

Agora o candidato deverá acompanhar a nota de corte nos cursos escolhidos no Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Edital Enem 2020
ENCCEJA 2020

Atenção: é permitido a mudança de opções de cursos no caso o aluno deseja competir em uma vaga que tenha nota de corte um pouco mais baixa onde aumentaria as suas chances de aprovação.

Documentos necessários para o SISU 2020

Caso você consiga ser aprovado no SISU 2020 parabéns o trabalho duro ja passou, agora você terá que ir pessoalmente até a instituição escolhida e fazer a matricula e será preciso ter em mãos alguns documentos para só então poder estudar na instituição.

  • RG (número da carteira de identidade);
  • CPF;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Reservista (exclusivo para homens);
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Histórico Escolar.
  • Questionário Socioeconômico e ficha de dados cadastrais que se pode ser encontrada no site do SISU;
  • Certidão de Quitação Eleitoral (que pode ser encontrada no site do TSE);
  • Foto 3×4.

Alguns documentos podem ser copias autenticadas, ja os últimos três documentos, precisam ser totalmente originais.

Caso o aluno nãos e apresente para fazer a matricula no prazo determinado no edital do SISU 2020, poderá perder a vaga que voltará ao sistema onde os alunos disputarão na segunda chamada.

Como funciona a nota de corte SISU?

A nota de corte do SISU 2020 varia depende do curso escolhido e também a instituição que o candidato seleciona na hora da inscrição, na realidade não existe uma nota especifica que que o aluno seja aprovado, porque depende de alguns fatores que variam a ada dição do programa.

No caso o sistema somente comunicará a nota minima para o aluno continuar concorrendo pela vaga, por exemplo se o curso de medicina a nota minima for 750 pontos o sistema apenas esta informando que você tem chances de ser aprovado mais não garante que você seja aprovado.

nota de corte sisu 600x283 - Sisu 2020: inscrição, nota de corte, Datas e resultado

Porque existem outros candidatos que tem notas parecidas com as suas e somente os alunos que obtiverem notas mais altas de acordo com o numero de vagas de cada curso serão aprovados

Outros candidatos apenas ficarão como suplentes e poderão continuar concorrendo por uma vaga na segunda chamada, podendo mudar a opção de acordo com os cursos disponíveis na segunda chamada.

Sistema de cotas SISU 2020

Os candidatos que desejam fazer inscrições SISU 2020 poderão optar por 2 modalidades, onde cada uma vai influenciar na classificação do candidato tendo determinada concorrência em cada modalidade, veja abaixo.

  • Cotas SISU 2020;
  • SISU 2020 Ampla concorrência.

Candidatos que podem participar pela modalidade de ampla concorrência.

  • Todos candidatos podem participar dessa modalidade, estudantes de escolas publicas ou privadas.

O Sistema de Seleção Unificada reserva determinado numero de vagas no sistema de cotas onde somente candidatos com certas especificações podem concorrer a essas vagas.

  • Estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública;
  • Estudantes que cursaram o ensino médio em escola particular através de uma bolsa integral;
  • Candidatos que possuam renda de até um salário e meio por pessoa;
  • Alunos que são negros, indígenas ou pardos.
    • como funciosa sisu 600x337 - Sisu 2020: inscrição, nota de corte, Datas e resultado

      Então se você possui esses requisitos acima poderá participar do programa pelo sistema de cotas SISU.

      Cursos mais disputados do SISU 2020

      Estão previstos em torno de 7 milhões de candidatos em participar do SISU 2020, o sistema possui dezenas de instituições parceiras que oferecem centenas de cursos, onde alguns são mais concorrido atraindo grande parte dos candidatos, então separamos a lista de alguns cursos mais procurados do SISU na edição anterior.

      • Medicina – 163.138 inscrições;
      • Direito – 146.001 inscrições;
      • Administração – 99.257 inscrições;
      • Enfermagem – 71.597 inscrições;
      • Pedagogia – 68.994 inscrições;
      • Psicologia – 63.310 inscrições;
      • Educação Física – 56.001 inscrições;
      • Veterinária – 47.755 inscrições;
      • Engenharia Civil – 46.872 inscrições;
      • Ciências Contábeis – 45.811 inscrições.

      Resultado SISU 2020

      Depois de alguns dias do processo seletivo o sistema divulgará o resultado SISU 2020 com a lista dos alunos aprovados na primeira chamada, e também a lista de alunos que poderão concorrer a lista de espera na segunda chamada.

      • Acesse o site http://sisu.mec.gov.br/;
      • Coloque seu número da sua Inscrição;
      • Senha;
      • Código de Verificação.

      Se você conseguiu ser aprovado ja na primeira chamada meus parabéns agora é hora de efetuar a matricula na instituição escolhida como mencionamos em outro tópico lembre-se de não deixar passar do prazo estabelecido que é em torno de 10 dias.

      estudantes 600x394 - Sisu 2020: inscrição, nota de corte, Datas e resultado

      Lista de espera SISU 2020

      Se você deseja participar na segunda chamada na lista de espera, basta entrar no site e marcar a opção de estar concorrendo a essas vagas, veja abaixo.

      • Deve-se entrar no site do SISU com seu login e senha;
      • E selecionar a opção para participar.

      Os candidatos que pretendem participar da lista de espera SISU 2020, apenas poderão concorrer a uma opção de curso, ao contrario da primeira fase.

      Contato SISU 2020

      Esclarecer duvidas sobre alguma parte do programa que conta com uma central telefônica gratuita, veja abaixo o telefone do SISU.

      • Telefone: 0800-616161.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *